Saiba qual a diferença entre o cambio Manual automatizado e automático

Confira Baixo os três tipos Cambio manual, Cambio automatizado, e Cambio automático
Foto de um cambio automático sequencial
 O câmbio automático faz a trocas de marcha através de um conversor de torque. Esse é o nome dado a um sistema com óleo no qual gira uma engrenagem do motor e as do câmbio. Esse óleo garante que o acoplamento da engrenagem do motor com a da marcha correspondente seja suave, como numa embreagem de um câmbio manual. 

Sistema do Motor e Caixa de um cambio automático
No entanto, como o motor precisa fazer força para mover a engrenagem mergulhada nesse óleo viscoso, há perda da potência transmitida às rodas e consequente aumento de consumo. Nos câmbios modernos, há bloqueio do conversor de toque em uma ou mais marchas, o que praticamente elimina essas perdas quando a marcha já estiver engatada. Nos câmbios piores, ou mais antigos, tem-se uma nítida sensação muitas vezes de acelerar a fundo e o carro demorar a locomover-se. É culpa de um conversor de torque porco que demora a sincronizar a rotação do motor com a da marcha adequada. Isso é nitidamente mais perceptível nos câmbios automáticos com menos marchas, pois o conversor precisa atuar nos "buracos" de rotação entre uma e outra. Para dar um exemplo, no câmbio automático Ford de 6 marchas usado no Fusion, quase não se percebe o conversor atuando, pela abundância de marchas e proximidade entre elas (o giro do motor cai pouco nas trocas).

Foto de Câmbios Automatizados o Dual logic e o Easy tronic
O câmbio automatizado é muito mais simples. É na verdade um câmbio manual, com embreagem e tudo, com a diferença que, ao invés do acionamento da embreagem ser feito com o pé, ele é feito eletronicamente. Você está acelerando suavemente, a central eletrônica entende que você está numa condução econômica, e solicitará à embreagem que "aperte-se"
Cambio Automatizado
 quando o motor chegar a 2500 rpm. 
A embreagem se apertará, o câmbio mudará para a marcha superior, e o motor cairá de rotação correspondentemente. Tudo lindo no papel, mas não é tão simples eliminar o conversor de torque.
A maior reclamação a respeito dos automatizados é a falta de suavidade. Faz sentido: você lá acelerando e de repente o câmbio resolve mudar de marcha. Existe o tranco do acoplamento da embreagem e o tranco do engate da próxima marcha. É por isso que a embreagem não é um botão de liga – desliga, mas sim um pedal: seu acionamento é gradual para dar suavidade, coisa que os automatizados não simulam com exatidão. Com o tempo, pode decorar as faixas de rotação nas quais o câmbio automatizado faz a troca e assim reduzir ou deixar impercepitivel o tranco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário