Entenda qual é a diferença entre um motor de 8 e 16 valvulas

      
      Inicialmete se pensarmos em um carro popular, com motorização 1.0, todos estes veículos deveriam ter motor com 8 válvulas. Tradicionalmete os motores de 16 válvulas conseguem obter o máximo de desempenho em rotações mais elevadas e quando estamos falando de carros 1.0, destinados a utilização nos grandes centros urbanos esta situação é pouco encontrada. Em compensação um motor de 16 válvulas, com certeza é uma evolução tecnológica, quando comparado ao de 8 válvulas e é este apelo que fez com que os fabricantes também introduzissem esta motorização nos carros 1.0.Quase 80% de nossos carros vendidos são 1.0 e é neste segmento que está a maior briga ente os fabricantes.

Continuando..

Motores 8v - Aceleração maior em baixas rotações/ Consumo baixo em baixas rotações , em contrapartida aceleração fraca em alta rotação / consumo alto em alta rotação. São ideais para carros que costumam rodar na cidade, por não precisar usar com freqüencia rotações mais altas.

Motores 16v - Aceralação baixa em baixas rotações / Consumo alto em baixa rotação , ao passo que aceleração alta em altas rotações / consumo baixo em altas rotações. Bom para pessoas que querem carros rápidos ou que viagem mto com o carro.

OBS: Um carro 8v ainda vai ter um consumo mais baixo na 5a marcha, a 90km/h e a 3000rpm do que na 1a marcha, a 20km/h a 1000rpm.

OBS2: Um carro 16v vai ter um consumo mais alto na 3a, a 90km/h, com o motor rodando a 5000rpm do que na 5a marcha, a 110km/h, com o motor rodando a 3000rpm.
 
  
Cabeçote de um motor 8 valvulas e ao lado um cabeçote de um motor 16 valvulas

Mitos, Prós e contras.

O fato do de haver duas válvulas para admissão e duas para escape por cilindro no motor 16 válvulas não acarreta na durabilidade e nem na confiabilidade do motor, varias marcas como Honda e Toyota usam 16 válvulas em seus motores desde a década passada, sem que haja noticia de problemas crônicos e baixa vida útil dos motores pelo contrario desfrutam da mais alta reputação.

Pode se dizer que os mecânicos não gostem muito dos motores 16 v por um só motivo: Há uma maior dificuldade de manutenção, por exemplo, ao trocar a correia dentada de acionamento dos comandos de válvulas, é preciso sincronizar duas árvores em vez de uma só (colocar o comando na posição correta em relação ao virabrequim). Parte do preconceito foi criado com os motores 1.6 16 v do corsa, que deram muitos problemas de esticador de correia dentada, que foi fortemente associado às 16 v. O rolanebto do esticador quebrava-se, a correia perdia tensão, os comandos perdiam sicronização e ocorria atropelamento de valvulas pelos pistões, cujo reparo não saia barato mais na verdade isso ocorreu por causa do projeto de fabrica. No trânsito urbano lento, em que baixas rotações predominam, os motores 8 e 16 v tem desempenho próximo, o que pode dar a impressão que as válvulas adicionais não tenham utilidade... No entanto na estrada a diferença é logicamente percebida.

Obs: Fique atento com a troca de óleo e com a manutenção preventiva, pois o reparo do motor de 16 v logicamente custa mais caro, procure sempre a autorizada ou mecânicos de confiança que entendam do assunto, para não ter transtornos futuros.

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